danilorusso.com.br

RECEITA DE MODA

O experiente fotógrafo Danilo Russo ensina diversas formas de iluminação na fotografia de moda em ambiente externo, locação e em estúdio. Por Tales Azzi, publicado na revista Fotografe Melhor.

Na fotografia de moda a iluminação tem uma função maior do que apenas mostrar a modelo e a roupa: serve para criar “clima” que o fotógrafo pretender dar ao ensaio. Por isso, antes de decidir a iluminação, é preciso pensar na “ideia” do trabalho (o briefing). Na forma de trabalhar a luz é possível, por exemplo, criar uma atmosfera de felicidade, de sensualidade, de aconchego, de agustia…

O que não é uma tarefa complicada de ser feita com um pouco de sensibilidade, explica o fotógrafo de moda Danilo Russo. “A solução de iluminação é geralmente simples, aproveitando a luz natural e a iluminação de ambientes internos”, diz;

Russo ensina que um ambiente de felicidade, por exemplo, pode ser criado em externas ou interiores muito iluminados, com grandes janelas, cores claras e sombras bem suaves. A sensação de aconchego pode se produzida em um ambiente interno, com uma luz em ângulo de 45º e que chega baixa, simulando a iluminação de um abajur, com um fundo um pouco mais escuro e com tonalidade quente criada por luz de tungstênio..

Já um sentimento de angústia surge com uma luz fria, muito difusa, de cima para baixo, criando sombras embaixo dos olhos da modelo e com uma sombra de parede ou de uma grade projetada no fundo. As cores das roupas e do cenário, a produção, a maquiagem e a atitude da modelo são os outros recursos dos quais o fotógrafo dispõe para chegar a ideia que tem em mente.

De modo geral, Russo afirma que a iluminação suave é a melhor opção em moda, pois garante o contraste e a textura adequada para a roupa e a pele da modelo. A luz suave que incide em ângulo de 45º, por exemplo, tipica de um retrato clássico, dá volume ao rosto e ao corpo da pessoa, criando um aspecto natural da imagem com sensação de profundidade. A luz frontal achata o volume por não deixar sombras, mas garante maior visibilidade à figura da modelo. É muito usada em fotos de beleza para anúncio de cosmético e para capa de revista.

Danilo Russo selecionaou algumas imagens realizadas com diferentes esquemas de iluminação, ensinados em cursos de fotografia de moda que ministra em São Paulo (SP). Entre as principais “receitas”: externa com luz natural, locação com luz ambiente, flash rebatido, contraluz como luz principal, luz contínua e uso de hazy em fotos de beleza.