Aposto que muitos de vocês já se pegaram pensando como alguém vira um fotógrafo profissional, né? Afinal, atualmente, todo mundo tem um pouco de fotógrafo dentro de si, e ninguém mais vive sem tirar algumas fotos por mais simples que sejam. Selfies, fotos em grupo, registro de aniversários, uma foto nova pro perfil da rede social…isso todo mundo faz. É muito difícil encontrar um cidadão que não faça isso. Se duvidar até o seu avô anda fazendo umas selfies por aí…
Claro, não vamos entrar no mérito da qualidade dessas imagens, mas, sim, do gosto e do prazer que esses registros representam.
E aí, entra a questão: e se esse hobby virasse profissão e você pudesse ganhar um dinheirinho registrando momentos e contando histórias através de suas imagens?
É uma ótima opção para quem é apaixonado por fotografia e quer unir o útil ao agradável!
Embora esse sonho seja o de várias pessoas. Ainda vemos que a maior dificuldade é encontrar o caminho para realizá-lo, muitos não sabem por onde começar.
Por isso, separamos algumas dicas que servem de ponta-pé inicial para você tirar os seus planos do papel e começar a agir. Vamos lá!

GOSTAR DO QUE FAZ
Isso é óbvio e, se você chegou até aqui, é porque já cumpre esse pré-requisito. Mas é sempre bom reforçar…
Você deve escolher a fotografia como a sua fonte de renda, porque gosta de fotografar, não pelo dinheiro – até porque não está fácil para ninguém – nem pelo aparente glamour que algumas áreas da fotografia, como a fotografia de moda, parecem oferecer.
Muitas vezes, as pessoas acham que o fotógrafo profissional vive rodeado de belos modelos, fazendo projetos incríveis, com cenários deslumbrantes, participando de eventos sociais e que basta os
seus cliques na máquina para fazer o trabalho. Não queríamos de decepcionar, mas infelizmente, a realidade é bem diferente e todos os projetos de um fotógrafo passam por um processo bem mais complexo e até tedioso. Não é moleza, não. E envolve muitas outras tarefas, além de fotografar. Só para citar algumas: Reunião com o cliente, elaboração de proposta e contratos, marketing, divulgação, tratamento de imagens, e a lista é enorme.
Por essa razão, você deve ter certeza do que quer e saber que, como qualquer outro trabalho, a fotografia exige fazer coisas que nem sempre são muito legais.
INVESTIR EM CONHECIMENTO
Depois que você já se decidiu por essa carreira, você precisará adquirir os conhecimentos técnicos, teóricos e práticos.
Como um bom profissional, você tem que aprender a lidar com o equipamento e seus diferentes ajustes, aspectos de técnicas fotográfica, composição e harmonia, como dirigir modelos, conhecer as ferramentas de tratamento e impressão de imagem e, principalmente, construir um repertório fotográfico que lhe permita a trabalhar a sua criatividade e desenvolver os seu estilo próprio. E tudo isso é infindo. O mercado sempre surge com novas tecnologias, a ciência descobre novas características de percepção humana e novas modalidade de fotografia. O aprendizado é constante, e você, frequentemente desafiado pelas novidades.

Logo, o recomendado é procurar estudar sobre o assunto e fazer cursos, participar de workshops, ir a congressos de fotografia. E sempre se manter atualizado ao que acontece no mercado e ir atrás de especializações.
Um bom profissional, antenado no mercado e sempre disposto a aprender, consegue agregar mais valor ao seu trabalho e cobrar mais ou o coerente para a sua área de atuação.