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Nesta secção do site podem encontrar conteúdos sobre fotografia; artigos e matérias escrita por mim ou nas quais  foi consultor, uma seleção de matérias do site do IIF e do canal do Youtube do Danilo Russo

Os Conteúdos apresentados são relacionados a tripé de habilidades necessária para um fotografo completo e bem sucedido: técnica, estilo e negocio. Este mesmo tripé orienta a didática de todos meus cursos. 

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Você sabe quais são os principais erros cometidos pelos fotógrafos durante uma sessão realizada em ambiente externo? Quem fotografa neste ambiente sabe que trata-se de um espaço muito rico, entretanto que apresenta ao mesmo tempo um grande desafio. Pensando nisso elaborei um vídeo curto com os 5 elementos, ou características, fundamentais que são indispensáveis. O que costumo ver, em quase todos os meus cursos, são fotografias quase perfeitas, mas que pecam em uma ou outra coisa A fotografia em externa, justamente em locação, precisa ter atenção a 5 pontos: 1-Ambiente, 2- Poses, 3- Figurino, 4- Composição e 5-Iluminação
Você sabe qual é a câmera ideal para você? Talvez você ainda não tenha percebido que nem todo fotógrafo profissional precisa ter uma câmera profissional… E não é o fato de ter uma câmera profissional que torna alguém profissional, muito menos o contrário. Então, o que considerar na hora de investir no seu equipamento fotográfico? Eu quero te apresentar agora mesmo quais são os critérios que você precisa considerar na escolha da sua câmera ideal. Eu vou te explicar as diferenças entre as câmeras, as lentes, os modelos e os usos ideais dos equipamentos, de acordo com a experiência que você já tem e com a área de atuação em que você trabalha ou vai começar a trabalhar. Cuidado para não cometer o erro de deixar a câmera ser profissional, como eu explico nesse vídeo!
No mundo empresarial, a marca é a assinatura, o carimbo, a identidade do seu negócio. É através dela que temos o primeiro contato com uma empresa, e por isso devemos ter bastante atenção nessa etapa. Uma marca forte é o resultado de três elementos: você, seu estilo e seu público. Quando temos esses elementos claros e alinhados, criamos um ponto de referência que fará seu trabalho chegar nas pessoas certas. Vamos ver um pouco sobre como alinhar esses elementos; 1º - Quem é você? Cada um de nós tem uma identidade. Seja um jeito de se vestir ou uma maneira de se comportar, no momento em que trazemos nossa personalidade para a empresa, nós criamos um diferencial, uma identificação que possibilita a conexão com quem somos. 2º - Qual o seu estilo? Todo fotógrafo profissional, em algum momento, vai encontrar um estilo fotográfico de sua ...
Sabemos que o que define o enquadramento em uma fotografia é essencialmente a combinação entre o nosso posicionamento e a distância focal da lente. Quanto mais perto estamos do assunto fotografado, maior o tamanho dele no quadro; quanto maior a distância focal da lente, maior o tamanho do assunto no quadro também; mas, embora os dois procedimentos aumentem a imagem, aproximar-se do assunto certamente não produz o mesmo efeito visual que usar uma lente mais longa. Quando nos posicionamos a uma determinada distância de um objeto, assumimos um ponto de vista, definimos uma perspectiva. Essa perspectiva estabelece um relacionamento entre as proporções dos objetos visualizados. Ao aumentar a distância focal usada, trocando uma 50mm por uma 100mm, por exemplo, esse relacionamento permanece o mesmo
Já aconteceu de você não lembrar um número de telefone, um endereço, as senhas das suas contas de e-mail ou redes sociais? É bastante normal que isso aconteça, especialmente quando estamos focados em buscar algo com bastante afinco, uma ideia nova ou uma solução criativa. Você quer saber como se manter criativo o tempo inteiro? Então confira o vídeo que preparei exclusivamente com este assunto. E mais, se você gosta das minhas dicas e quer mais inspirações para despertar sua criatividade, seja através dos vídeos que eu posto, ou as matérias aqui no meu blog, ou os editoriais de revistas com tutoriais de moda e dicas de iluminação então me acompanhe também pelas redes sociais (os links estão abaixo nessa página). Nelas, além de eu oferecer algumas dicas de orientação profissional e ideias inspiradoras, procuro contar um pouco sobre a minha carreira com o intuito de te mostrar que assim como você eu também encontro dificuldades...
Existem diferentes técnicas e materiais disponíveis, além de diferentes situações em cada um deles é mais ou menos indicado. Tenha muita atenção nessa escolha, pois alguns deles podem destruir completamente o seu projeto! Eu gravei um vídeo para explicar os detalhes de como escolher o seu fundo fotográfico. Confira agora mesmo para não errar!
Uma dúvida muito comum entre quem está iniciando a carreira em fotografia é: onde atender seu cliente? Tem muita gente fazendo confusão com isso! Essa escolha precisa considerar desde o tipo de atividade que você exerce, quem é o seu cliente, quanto você tem para investir, até em que momento da sua carreira você está. Para te apresentar quais são os prós e os contras de cada um dos espaços que você pode escolher, eu decidi gravar um vídeo. Nele eu aproveito para contar porque discordo totalmente de algo que muita gente diz por aí sobre como escolher seu endereço comercial.
Na época da fotografia analógica os fotógrafos possuíam caixas de filtros, que eram considerados quase como uma espécie de fetiches para eles. Os filtros variavam bastante, haviam aqueles que serviam para dar efeitos e aqueles para corrigir a luz, ou seja, quase que uma infinidade de opções. Na fotografia digital ainda há bastante opções, entretanto acredito que são duas as mais essenciais, você quer saber quais? O primeiro é o filtro polarizador que tem duas funções. A primeira função é a seleção de parte da luz que chega na sua objetiva, de todas as direções. O nome já é bastante indicativo, ou seja, polariza uma sequencia dos raios luminosos. Para que isso serve? Isso serve para perder alguma energia luminosa...
Ganhar a vida com a fotografia é o maior sonho dos fotógrafos iniciantes. O que eles pouco entendem é que para isso torna-se realidade, técnica e conhecimento fotográficos não são suficientes. É preciso adotar a postura de empreendedor e incorporar a alma do businessman dentro de cada um. Mesmo para começar em casa ou trabalhar na informalidade, o fotógrafo tem que estar disposto a encarar as burocracias da administração de um negócio como outro qualquer. Com vasta experiência no mercado de gestão de negócios no setor fotográfico, Alex Mantesso, que é consultor e fotógrafo, compartilhou algumas dicas valiosas conosco para garantir o sucesso do negócio.
Já estamos cansados de saber que para tirar uma boa foto, devemos adequar a quantidade de luz que entra na câmera e chega ao sensor, e para isso, devemos equilibrar três aspectos essencialmente: a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e a sensibilidade do sensor. Mas como sabemos qual é a quantidade de luz correta para registrar a imagem? Como saber se a exposição está correta? A resposta é medir a quantidade de luz existente no ambiente, tarefa que fica por conta de um pequeno dispositivo chamado fotômetro. O fotômetro é capaz de avaliar a quantidade luz presente em um local a partir de uma matriz de fotodetectores de selênio, sulfito de cádmio ou silício, que produz eletricidade
Ter a melhor câmera do mercado não basta para ser um bom fotógrafo. É necessário também ter um cartão de memória de qualidade para salvar as imagens feitas. Um bom cartão de memória é fundamental na vida de qualquer profissional da fotografia. Desenvolvidos na década de 1990, para substituir os disquetes – que tinham a gigantesca capacidade máxima de 1,5MB – os cartões de
O que você sente ao ouvir a palavra "vendedor"? Em geral, pessoas da área criativa têm preconceito e dificuldade em vender seu trabalho. Acham que um vendedor é uma pessoa que quer empurrar algo que elas não querem, alguém insistente e inconveniente. Mas, na hora de oferecer um serviço, o fotógrafo se torna um vendedor, e se você tem essa imagem
Nesta postagem, busquei um dos tema mais fascinantes e que gera muitas duvidas, a direção de modelo ou interação com a pessoa fotografada, mesmo porque muitas vezes me perguntam se podem acompanhar uma sessão fotográfica minha, para veremo que faço ou o que digo à modelo. Sendo assim, elaborei este vídeo com uma prática para todos possam acompanhar. Espero que gostem!
A minha experiência como fotógrafo e como educador me permitiu definir um passo a passo a ser trilhado desde quando se é um fotógrafo iniciante até chegar a ter uma renda constante e trabalhar profissionalmente em tempo integral ou parcial com fotografia. As cinco etapas são: 1 – Dominar a técnica fundamental e linguagem visual 2 – Escolher segmento e posicionamento 3 – Aprender técnica, linguagem e mercado do segmento escolhido 4 – Montar um portfólio e testar o negócio 5 – Estruturar o negócio 1 – Dominar a técnica fundamental e linguagem visual. Fotografia é uma atividade que combina técnica e arte. Desta forma, o primeiro passo é dominar a exposição, a composição, a iluminação da imagem e a pós-produção. Mas fotografia é também uma forma de comunicação, uma linguagem. Por esta razão, paralelamente à técnica, precisamos aprender a linguagem visual ...
Hoje ninguém mais vive sem tirar algumas fotos por mais simples que sejam. E se esse hábito virasse profissão e você pudesse ganhar dinheiro registrando momentos e contando histórias através de suas imagens? Veja como construir esse caminho: GOSTAR DO QUE FAZ Você deve escolher a fotografia como a sua fonte de renda, porque gosta de fotografar, não pelo dinheiro , nem pelo aparente glamour que algumas áreas da fotografia, como a fotografia de moda, parecem oferecer. Por mais deslumbrante que a vida do fotógrafo pareça, projetos fotográficos passam por processos complexos e até tediosos. E envolvem muitas outras tarefas, além de fotografar. INVESTIR EM CONHECIMENTO Para ser um fotógrafo, você tem que aprender a lidar com o equipamento e seus diferentes ajustes...
A direção da luz é uma característica fotográfica fundamental porque ela influencia tanto a aparência do sujeito, quanto o efeito psicológico que a imagem transmite. A direção da luz afeta diretamente a sensação de volume, textura e clima da imagem. Quan¬do falamos de direção da luz, precisamos lembrar que vivemos num espaço tridimensional e que a luz pode estar em qualquer posição desse espaço para iluminar um objeto, ou seja, a luz tem infinitas ma¬neiras de iluminar ou atingir o objeto ou modelo em cena. Contudo, essas infinitas posições podem ser reduzidas a alguns pontos se dividirmos o espaço tridimensional em dois planos: o plano horizontal e o plano vertical. Através do plano horizontal podemos definir três direções da luz...
No mercado da fotografia, o portfólio é o currículo do fotógrafo. É o meio mais objetivo de apresentar-se a clientes e transmitir a essência do seu trabalho. Por isso, é importante que o portfólio seja claro, objetivo e traduza uma identidade. Depois de escolher o aspecto visual, desde o formato até a seleção das cores, fontes e diagramação, é hora de editar as fotos e, nesta matéria, nós trazemos 5 dicas importantes que podem fazer a diferença. Direcione seu trabalho para um público-alvo Não misture várias áreas de atuação no seu portfólio. Você deve direcionar a sua produção para o seu público-alvo, respeitando os interesses e o universo de referências do nicho que você pretende atingir. Mas atenção, isso não quer dizer que você não pode trabalhar em mais de uma área da fotografia...
A minha experiência como fotógrafo e como educador me permitiu definir um passo a passo a ser trilhado desde quando se é um fotógrafo iniciante até chegar a ter uma renda constante e trabalhar profissionalmente em tempo integral ou parcial com fotografia. As cinco etapas são: 1 – Dominar a técnica fundamental e linguagem visual 2 – Escolher segmento e posicionamento 3 – Aprender técnica, linguagem e mercado do segmento escolhido 4 – Montar um portfólio e testar o negócio 5 – Estruturar o negócio 1 – Dominar a técnica fundamental e linguagem visual. Fotografia é uma atividade que combina técnica e arte. Desta forma, o primeiro passo é dominar a exposição, a composição, a iluminação da imagem e a pós-produção. Mas fotografia é também uma forma de comunicação, uma linguagem. Por esta razão, paralelamente à técnica, precisamos aprender a linguagem visual ...
As cores são componentes intrínsecos da vida humana e a mais imediata evidência da visão. Dessa forma, as cores podem e devem ser usadas sob um cuidadoso controle estético. Algumas cores possuem propriedades físicas que afastam o olhar do espectador enquanto outras atraem esse mesmo olhar. Além disso, a cor exerce uma forte influência na percepção humana. E o aspecto da nossa reação a ela é mais emocional do que racional. A cor pode transmitir sentimentos, sensações e até mesmo cheiros e gostos. Por isso, entender as reações que cada cor provoca é vital para qualquer pessoa que trabalhe com artes visuais como cinema e fotografia. E saber controlar essas reações às impressões cromáticas abre um leque infinito para as formas de comunicação. Em fotografia principalmente, utilizamos as cores com duas finalidades...
A fotografia é uma arte que atrai muitos olhares. Atualmente quase tudo é fotografado. Então por que não começar a ganhar dinheiro com isso? A atividade de fotógrafo é uma excelente escolha para quem quer ser pago pelos seus talentos criativos em registrar todo e qualquer momento da vidas das pessoas e da sociedade.Boa percepção, visão e foco do seu ambiente e disciplina são essenciais nesse mercado que é bastante competitivo e exigente. Esse desafio requer tempo, esforço e dedicação. Hoje vamos discutir as principais dúvidas daqueles que pensam em dar um passo maior rumo ao sonho de ter uma renda através da com a fotografia. Vamos lá!
Se você é um(a) novato(a) no mundo da fotografia, esse artigo é para você. À primeira vista, sua câmera pode parecer um pouco confusa com um monte de botões e funções disponíveis. Não se preocupe! Em geral, você usará apenas algumas dessas configurações e com a prática ficará mais familiarizado(a) com o seu equipamento. Mas para facilitar um pouco mais a sua vida, vamos te mostrar as funções mais triviais e como usá-las em cada situação. Já prepare a câmera e vem praticando junto com a gente aqui! O que você quer fotografar? Saber o que você quer fazer com a sua câmera é o ponto de partida para escolher as configurações corretas. A maioria das câmeras digitais e DSLR semiprofissionais ...
Qual é a melhor maneira de mostrar seu trabalho de fotografia? Esse é um ponto importantíssimo na carreira do fotógrafo profissional! Geralmente são utilizados portfólios, que são catálogos que demonstram tudo o que o fotógrafo sabe fazer, para que o cliente entenda e saiba o que esperar ao contratar seu trabalho. Mas como montar seu portfólio da melhor maneira? Existem diferenças entre portfólios com fotografias de pessoas, de produtos, de natureza ou de eventos, por exemplo? A resposta é sim, e no vídeo abaixo eu lhe dou 4 dicas para deixar seu portfólio incrível, considerando sua área de atuação, sua experiência e até se você ainda não tem muitos trabalhos para mostrar.
Toda a história do processo fotográfico é repleta de controvérsias. Depois de muitas tentativas, processos e execuções bem sucedidos e não, em 1839, a fotografia foi, oficialmente, declarada uma invenção. E desde então, o seu papel dentro do cenário artístico vem sendo discutido. À época, publicações europeias e americanas exploraram o tema em um esforço ...
Em meus anos de ensino, tenho percebido o quanto é difícil para os alunos formarem uma visão geral dos movimentos e períodos da história da fotografia de moda. Por isso elaborei a sintética descrição que estou aqui apresentando, que longe de querer ser definitiva, pode ser um bom ponto de partida para um estudo mais aprofundado e para entender a fotografia de moda Analisada pelo ponto de vista da linguagem fotográfica, a Fotografia de Moda pode ser dividida em 3 grandes períodos :
O tema desta semana é a composição e especificamente os princípios da psicologia da gestalt aplicados a fotografia, através de uma matéria bem completa escrita por Vivian Kuppermann Marco Antonio e publicado originariamente no site do IIF – Instituto Internacional de Fotografia. Gestalt é uma teoria da
A matéria deste post foi escrita pela jornalista Livia Capelli a partir de minhas imagens e consultoria. O artigo foi publicado originalmente na revista “Técnica e Pratica” da Editora Europa. Neste artigo apresento uma serie de técnicas de iluminação para fotografia de pessoas aproveitando a luz natural. Na fotografia ao ar livre a nossa fonte de luz é o sol então não podemos manipular diretamente as suas caraterísticas, mas podemos escolher o posicionamento do sujeito, o uso de rebatedores...
A imagem fotográfica tem como objetivo criar uma comunicação e transmitir uma mensagem. Essa comunicação fotográfica se desenvolve através de três elementos: a composição, a iluminação e a informação. Na fotografia de pessoas, a informação é o retratado. Na fotografia de pessoas, a informação é o retratado. Está provado experimentalmente que o ser humano observa como primeiro elemento de uma imagem a figura humana
Pegar a câmera e sair fotografando não é a atitude que recomendo a quem é muito severo com os próprios resultados, a quem se questiona ou gosta de se colocar objetivos. Antes disso, a assimilação de alguns conceitos que vão além da técnica fotográfica e um bom planejamento são essenciais para direcionar o ato fotográfico. Por esta razão, começo esta apresentação falando da finalidade ...
A imagem é uma poderosa forma de comunicação e a fotografia é a técnica mais popular para produzi-la. Os avanços tecnológicos das últimas décadas permitiram que muitas pessoas tivessem acesso a uma câmera fotográfica ou outro dispositivo – o celular em primeiro lugar – que capturasse imagens. Mas, tanta quantidade não se reverte em qualidade. O que mais se pode encontrar hoje em dia são fotografias sem sentido, O que mais se pode ....
Na fotografia de moda a iluminação tem uma função maior do que apenas mostrar a modelo e a roupa: serve para criar “clima” que o fotógrafo pretender dar ao ensaio. Por isso, antes de decidir a iluminação, é preciso pensar na “ideia” do trabalho (o briefing). Na forma de trabalhar a luz é possível, por exemplo, criar uma atmosfera de felicidade, de sensualidade, de aconchego, de agustia…