Na época da fotografia analógica os fotógrafos possuíam caixas de filtros, que eram considerados quase como uma espécie de fetiches para eles. Os filtros variavam bastante, haviam aqueles que serviam para dar efeitos e aqueles para corrigir a luz, ou seja, quase que uma infinidade de opções.
Na fotografia digital ainda há bastante opções, entretanto acredito que são duas as mais essenciais, você quer saber quais?
O primeiro é o filtro polarizador que tem duas funções. A primeira função é a seleção de parte da luz que chega na sua objetiva, de todas as direções. O nome já é bastante indicativo, ou seja, polariza uma sequencia dos raios luminosos.
Para que isso serve?
Isso serve para perder alguma energia luminosa, omitir alguns pontos, diminuindo na câmera a luz que chega do ambiente, em termos técnicos, perde-se dois pontos. Entretanto, apesar de alguns imaginarem que isso é uma limitação a lente polarizadora apresenta uma grande vantagem: Aumenta o contraste e a saturação da fotografia.
O primeiro foco é o tom de azul, usando como por exemplo o céu ou a água, dentro da fotografia que usa esse tipo de filtro, esse tom ficará mais intenso/denso e dará uma saturação a luz.
Mas eu não posso fazer isso em Photoshop?
Claro que pode, entretanto para quem já utilizou filtro sabe que o efeito do polarizador é um efeito muito particular e muito específico que, diria eu, é organico. Além disso o filtro Polarizador tira reflexo de janelas e metais que resolve a vida aos fotógrafos em algumas situações. Portanto esse é o tipo de filtro que eu acho importante ter no equipamento.
Agora vem o segundo filtro. O segundo filtro que eu acho super importante e sugiro de utilizar é o que direi nesse meu vídeo postado logo abaixo. Nele darei a mesma explicação sobre o filtro polarizador e em seguida, uma explicação igual sobre o segundo tipo de filtro.