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OS CINCO PASSOS PARA SE TORNAR FOTÓGRAFO

A minha experiência como fotógrafo e como educador me permitiu definir um passo a passo a ser trilhado desde quando se é um fotógrafo iniciante até chegar a ter uma renda constante e trabalhar profissionalmente em tempo integral ou parcial com fotografia.

 As cinco etapas são:

1 – Dominar a técnica fundamental e linguagem visual

2 – Escolher segmento e posicionamento

3 – Aprender técnica, linguagem e mercado do segmento escolhido

4 – Montar um portfólio e testar o negócio

 

5 – Estruturar o negócio

 

1 – Dominar a técnica fundamental e linguagem visual

Fotografia é uma atividade que combina técnica e arte. Desta forma, o primeiro passo é dominar a exposição, a composição, a iluminação da imagem e a pós-produção. Mas fotografia é também uma forma de comunicação, uma linguagem. Por esta razão, paralelamente à técnica, precisamos aprender a linguagem visual e a utilizar seus os códigos para transmitir nossa mensagem para comunicar ideias ou sentimentos.  Esta etapa é tão importante para mim, que desenvolvi vários programas presenciais e online para auxiliar os fotógrafos nesta primeira fase.

 

2 – Escolher segmento e posicionamento

Praticar todos os tipos de fotografia, incentivar e aceitar convites para fotografar qualquer tema ou assunto é o ponto de partida desse segundo momento. Aqui você vai entender o que gosta e o que não quer mesmo fotografar. A segunda parte desta etapa consiste em refletir sobre o seu comportamento como consumidor e decidir qual tipo de público quer atender. Nas aulas de negócios do meu Youtube, pode encontrar muitos conteúdos para te ajudar a escolher seu público-alvo.  

 

3 – Aprender técnica, linguagem e mercado do segmento escolhido

Já vimos que fotografia é técnica e linguagem.  Nesta terceira etapa você precisa aprender as técnicas específicas do nicho que escolheu (fotografar objetos em estúdio requer, por exemplo, conhecimentos, habilidades e equipamentos diferentes do que fotografar casamentos) e paralelamente dominar o tema e a cultura imagética do seu segmento.  Especializar-se vai aumentar a potencialidade dos seus resultados na fotografia. A minha especialização é fotografia de pessoas, isso desde retratos e ensaios particulares a trabalhos comerciais de moda e publicidade e esta é a especialização que ensino. 

 

4 – Montar portfólio e testar o negócio

O portfólio é um conjunto de imagens que representam o trabalho do fotógrafo, sua técnica e seu estilo. Existem várias formas de apresentar o portfólio: livros impressos, sites, PDF, slide show ou vídeos. O momento ideal para montar o portfólio é quando já se domina a técnica e se amadureceu a ideia de trabalhar com fotografia. O portfólio deve apresentar os melhores trabalhos na área em que você quer atuar, ou seja, não se coloca qualquer trabalho realizado, somente os tipos de trabalho que se deseja atrair. Nesta etapa define-se o nome do negócio, se projeta a identidade visual, os produtos e começa  a cobrar pelos trabalhos fotográficos. No meu Youtube pode encontrar conteúdos que podem te auxiliar nesta etapa.

 

5 – Estruturar o negócio

Depois de um tempo tendo uma renda com fotografia você vai sentir a necessidade de profissionalizar seu serviço. Independentemente de estar trabalhando com fotografia em tempo integral ou parcial, vai precisar conseguir um fluxo constante de cliente e fechar mais contratos. Este é o momento no qual se começa a pensar no marketing e venda. Logo em seguida surge a necessidade de melhorar o seu fluxo de trabalho, organizar a agenda de pagamento e recebimentos, redigir contratos, ou seja, estruturar sua a atividade de fotografia como uma empresa de verdade. Para atender os fotógrafos que estão nesta parte da jornada a enfrentam desafios em organizar seu negócio, eu criei um programa de mentoria em grupo chamado Fotógrafo Completo. Veja no site!

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