Benvindo à área de conteúdo do site do fotógrafo e educador Danilo Russo. O texto aqui apresentado foi  originariamente publicado no PhotoMag, blog de conteúdo do IIF – Instituto Internacional de fotografia. Texto e pesquisa: equipe IIF

COMO SUPERAR O DESAFIO DE VENDER SUA FOTOGRAFIA?

Olá, fotógrafo!

O que você sente ao ouvir a palavra “vendedor”?

Em geral, pessoas da área criativa têm preconceito e dificuldade em vender seu trabalho. Acham que um vendedor é uma pessoa que quer empurrar algo que elas não querem, alguém insistente e inconveniente.

Mas, na hora de oferecer um serviço, o fotógrafo se torna um vendedor, e se você tem essa imagem preconceituosa sobre vendas, provavelmente sentirá dificuldade em vender o seu produto aos seus possíveis clientes.

Em vários momento da nossa vida precisamos negociar. Seja para pedir um aumento, escolher um restaurante para jantar, comprar algo que você precisa, estamos sempre vendendo as nossas ideias, as nossas opiniões. E na vida profissional não seria diferente.

Por isso, trago três pontos importantes para provocar uma mudança nessa mentalidade.

Em primeiro lugar, se você tem certeza da qualidade do que você entrega, se você sabe que é capaz de entregar o que promete, isso tem que te dar segurança.

Você TEM alguma coisa que as pessoas desejam, e você SABE fazer isso. Um profissional orgulhoso do seu trabalho atrai pessoas que querem um trabalho de alguém confiante.

Afinal de contas, você estudou, desenvolveu um olhar e treinou bastante até fazer da sua fotografia um produto. Mas se você não tiver essa mentalidade, a sua insegurança vai se tornar um desafio na hora de conquistar o cliente.

Outro ponto fundamental é entender o perfil do seu público. Vamos a um exemplo prático. Ao andar no shopping, você é atraído para lojas pelo estilo dos produtos, ao mesmo tempo que algumas lojas podem te causar repulsa. Outro fator de escolha é o preço. Pessoas com alto padrão buscam lojas mais caras, enquanto outras preferem opções mais econômicas.

Tudo isso são características do perfil de consumo de seu público alvo. O cliente entra em lojas que tem produtos com os quais se identifica, ou que tem preços que refletem o seu poder aquisitivo. Já as lojas devem conhecer o perfil de seus compradores para oferecer um atendimento diferenciado e personalizado. Por isso, entender quem é o seu público antes de oferecer o seu produto é fundamental para o sucesso nas vendas, o que nos leva para o terceiro tópico.

Agora que você já sabe qual é o seu público e tem confiança no seu trabalho, está na hora de ir atrás dos seus futuros clientes. E como fazer isso? No mundo do marketing existem várias formas de fazer a prospecção de clientes, mas um ponto é comum em todas elas.

O que eu mais vejo é gente que termina um contato com um possível cliente ao enviar o orçamento. A pessoa pede o valor e depois some. E aí o fotógrafo aceita, afinal, é só mais um cliente perdido, correto? Bom, se você sabe que aquele cliente é o seu cliente certo, se sabe que pode entregar exatamente o que ele quer e precisa, porque não assumir esse compromisso? Porque não insistir?

Para qualquer contato de trabalho que você tenha, existem duas respostas finais: sim ou não. Tenha o compromisso de convencer o cliente de que você é a pessoa certa. Seja atencioso, negocie o orçamento, ofereça planos que sejam vantajosos para o cliente e para você. E só desista quando o cliente te falar os motivos pelo qual não quer fechar negócio com você.

Superar o desafio de vender exige uma mudança de mindset. Exige que identifiquemos aquilo que está faltando em nossa atitude, para que possamos melhorar como pessoa e como profissional. Mas, acima de tudo, exige um tratamento sincero e respeitoso com o cliente, porque o cliente é alguém que está buscando uma solução, e você pode ter essa solução em suas mãos. E isso se dá através de cuidado, atenção e carinho.

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