Benvindo à área de conteúdo do site do fotógrafo e educador Danilo Russo. O texto aqui apresentado foi  originariamente publicado no PhotoMag, blog de conteúdo do IIF – Instituto Internacional de fotografia. Texto e pesquisa: equipe IIF.

VOCÊ CONHECE O PODER DA MARCA?

No mundo empresarial, a marca é a assinatura, o carimbo, a identidade do seu negócio. É através dela que temos o primeiro contato com uma empresa, e por isso devemos ter bastante atenção nessa etapa.

Uma marca forte é o resultado de três elementos: você, seu estilo e seu público. Quando temos esses elementos claros e alinhados, criamos um ponto de referência que fará seu trabalho chegar nas pessoas certas. Vamos ver um pouco sobre como alinhar esses elementos;

 

1º – Quem é você?

Cada um de nós tem uma identidade. Seja um jeito de se vestir ou uma maneira de se comportar, no momento em que trazemos nossa personalidade para a empresa, nós criamos um diferencial, uma identificação que possibilita a conexão com quem somos.

 

2º – Qual o seu estilo?

Todo fotógrafo profissional, em algum momento, vai encontrar um estilo fotográfico de sua preferência. Essa escolha é baseada em suas vivências, na sua maneira de ver o mundo, e isso acaba sendo reproduzido nas fotos.

Existem fotógrafos que preferem trabalhar em estúdio, com controle total da iluminação; outros encontraram na fotografia de rua a sua paixão. Seja criar um ar descolado ou formal, fazer fotografia de produto ou projetos autorais, a área que escolhemos caracteriza o nosso estilo, e ele se conecta com quem nós somos, o que desejamos transmitir, quais os nossos propósitos e a nossa missão.

 

3º – Quem é o seu público?

No momento em que a gente entende o nosso perfil, encontra um estilo de ser e de se comportar que se conecta com nosso estilo fotográfico, o próximo passo é encontrar o público que gosta do que você faz e se identifica com quem você é.

Não dá para atender qualquer público. Temos um público preferencial com o qual nos conectamos, seja por semelhança, seja por atração, interesse ou aspiração. O público também apresenta perfis de consumo diferente, e isso também pesa na identidade da marca.

Ter uma marca forte é um grande diferencial para a sua atividade, possibilita a conexão com clientes mais interessados em quem você é e que vão dar mais valor ao seu trabalho. Nossa profissão é uma extensão de quem nós somos, e o sucesso de um negócio está ligado a entender nosso posicionamento enquanto profissionais.

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